Por que podar uma árvore?

Publicado em: 25/01/2021 12:53 | Fonte/Agência: ASCOM Prefeitura de Prudente de Morais

Quando a planta não é podada regularmente, a distribuição de nutrientes começa a ser prejudicada pela irregularidade do fluxo de seiva.

A estrutura de uma planta funciona de forma harmônica e sincronizada, os nutrientes são distribuídos de forma igualitária e o crescimento ocorre de acordo com fatores externos, como a posição dos galhos e a direção através da qual a luz atinge a planta. Contudo, quando a planta não é podada regularmente, a distribuição de nutrientes começa a ser prejudicada pela irregularidade do fluxo de seiva. Assim como cortamos o cabelo para que o mesmo comece a crescer com mais força, precisamos podar as plantas para que recebam um impulso em seu desenvolvimento, e assim consigam crescer de forma vigorosa e se proteger de pragas e doenças, sem a necessidade de agrotóxicos ou insumos agrícolas.

Podar uma planta nem sempre está relacionado com intenções negativas ou com a necessidade de reprimir o crescimento de seus galhos, na maioria das vezes, a poda é realizada como forma de prevenção de doenças e potencialização do uso dos nutrientes retirados do solo, garantindo que a mesma se mantenha saudável, e também pelo fato de conter risco de queda de seus galhos.

Enganam-se, no entanto, aqueles que acreditam que podar uma planta é um processo simples e sem critérios. Para que a planta cresça perfeitamente é necessário saber qual tipo de poda a mesma necessita, e como fazê-la sem prejudicar o desenvolvimento dos demais galhos.

Por vezes, a poda tem como intuito deixar a copa mais limpa para a entrada de luz solar, mas em outras situações, podar uma planta pode significar prepará-la para o período de estiagem. Com a poda é possível corrigir tais fatores externos que cercam à arvore, como a iluminação disponível, a presença de nutrientes no solo e fazer com que a planta receba mais nutrientes, apenas reorientando seu crescimento.

Após a poda, a árvore irá crescer mais forte e saudável, mantendo desta forma a sua copa ordenada.

Flávia Marques de Freitas

Coordenadora de Ecologia, Reflorestamento e Meio Ambiente